Análise de solo, um item essencial no campo

A cada ano o Laboratório de Solos da Copercana tem trabalhado para oferecer serviços precisos e de qualidade aos seus clientes

 

Há 45 anos, o Laboratório de Solos da Copercana promove a realização de serviços de análise de solos com o objetivo de aprimorar a qualidade analítica utilizando procedimentos padronizados. Isto é importante para que os agricultores possam contar com um serviço de análise de solo de boa qualidade, indispensável para uma correta tomada de decisão em relação aos cuidados com o solo. Por isso, além da análise química do solo (macronutrientes, teor de matéria orgânica, acidez e micronutrientes), realiza análise física (areia, silte e argila), análise de fertilizantes, corretivos de solos, entre outros. E tem como compromisso fornecer resultados precisos, trabalhar em conformidade com métodos oficiais e oferecer a seus clientes agilidade, qualidade e transparência. Para isso, conta com uma estrutura completa de equipamentos modernos e profissionais capacitados.
Prezando sempre pela excelência em todos os serviços, além de realizar análises químicas de solo (macro e micronutrientes), análises granulométricas, oferece análises para fertilizantes orgânicos e minerais e entrega qualidade, confiabilidade e rastreabilidade certificadas pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 versão 2017. A partir desse ano de 2021, o laboratório passa a disponibilizar aos seus clientes os serviços de análise de micronutrientes em composto orgânico, micronutrientes em vinhaça e análise de fósforo Mehlich – 1 em solos.

  • Utilização de matéria orgânica

O processo de compostagem é um método biológico que acelera a decomposição da matéria orgânica a partir da atividade dosmicrorganismos, transformando a matéria em adubo orgânico que pode ser utilizado na agricultura. Muitos agricultores utilizam estes compostos em processos de adubação de suas lavouras. O laboratório passa a oferecer o serviço de análise dos micronutrientes em composto orgânico como complemento para que agricultor tenha uma análise mais detalhada agora com Cu (cobre), Fe (ferro), Mn (manganês) e Zn (zinco).

  • Análise de micronutrientes em vinhaça

A vinhaça representa o resíduo pastoso com forte odor que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo.
Há usinas que aplicam a vinhaça em 70% da sua área de cultivo. De maneira geral, a cada safra, a área com uso de fertirrigação das usinas aumenta na busca do uso racional da vinhaça, visando maior produtividade agrícola e redução no uso de fertilizantes químicos. O laboratório vem agregar a análise de micronutrientes em vinhaça a fim de oferecer um diagnóstico mais completo a todos os seus clientes.

  • Fósforo Mehlich – 1 em solo

Há mais de 30 anos o laboratório oferece análise de fósforo resina em solos (fósforo disponível para as plantas). A partir de 2021 iniciará também o ensaio e fósforo Mehlich - 1. Esse serviço consiste em extrair o fósforo presente na amostra de solo utilizando extratores ácidos.

Vânia Pelizer de Oliveira Junqueira - responsável química do Laboratório de Solos da Copercana

“Estamos implementando esses serviços para suprirem as necessidades dos nossos clientes que há algum tempo têm nos solicitado, a fim de obterem uma análise mais completa em suas lavouras. Para nós é muito importante poder incluir esses ensaios em nossos serviços e atender à demanda”, disse a responsável química do Laboratório de Solos da Copercana, Vânia Pelizer de Oliveira Junqueira.

Para garantir um resultado satisfatório que é a aplicação na medida certa de adubo e calcário, é preciso coletar e enviar amostras de maneira correta.

Faça hoje mesmo a sua análise com quem entende do assunto. Entre em contato com o Laboratório de Solos da Copercana pelo telefone (16) 3946-4202, pelo WhatsApp (16) 99727-1661 ou e-mail laboratoriocoper@copercana.com.br e conte com uma equipe totalmente especializada.

 

mais
Notícias
do setor

As 29 lives que só o Agronegócios Copercana tem! 11 de Junho 2021



ler mais

Entenda como vai funcionar a live solidária com Matogrosso e [...] 11 de Junho 2021



ler mais

Manejo de doenças no amendoim é tema de live do Agronegócios [...] 11 de Junho 2021



ler mais

As tecnologias complementares à nutrição do amendoim serão [...] 11 de Junho 2021



ler mais

Ourofino apresenta custos de produção e rentabilidade da [...] 11 de Junho 2021



ler mais

O combate às plantas daninhas e os herbicidas do futuro 11 de Junho 2021



ler mais

Usamos “cookies” (pequenos arquivos de dados colocados no seu dispositivo de computação) para ajudar a analisar o fluxo de nossas páginas da web; personalizar nossos serviços e conteúdo; e promover confiança e segurança, saiba mais em nossa política de privacidade.

@ 2021 Agronegócios Copercana Todos os direitos reservados | Política de privacidade